Controle Patrimonial

Na eficiência e excelência na execução dos serviços atendemos às Normas Brasileiras de Contabilidade e suas Interpretações Técnicas constituindo corpo de doutrina contábil que estabelece regras de procedimentos técnicos a serem observadas quando da realização de trabalhos; a qualidade, neste contexto, é medida pelo atendimento das normas técnicas estabelecidas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

 

LEVANTAMENTO CONTÁBIL

 

O Levantamento Contábil constitui-se no tratamento da base implantada no Sistema de Controle Patrimonial para a devida análise das informações dos bens patrimoniais, padronização de históricos, individualização de bens contabilizados por totais, agrupamento de bens incorporados ao bem principal, etc., visando assim o melhor aproveitamento do trabalho. É realizada a revisão das descrições incompletas de cada item dentro do Sistema em uso pelo GrupoUNIS e verificação da correta alocação para o Centro de Custo.

 

 

 

 

LEVANTAMENTO FÍSICO

 

Grupo Unis - Inventario Fisico Patrimonial - Unismobile

O GrupoUNIS garante a performance competitiva na conclusão dos trabalhos, porque utiliza ferramentas de última geração tecnológica, competência técnica, experiência profissional e conhecimento em legislação específica de patrimônio Nesta etapa torna-se absolutamente essencial dentro de nossos procedimentos operacionais, identificando os bens inventariados através da fixação de etiquetas metálicas numeradas em tecnologia de códigos de barra, classificando-os por centro de custo, setor e localização.

Apresentamos como principal diferencial especializado com as inspeções técnicas de campo inventário todas as dependências da empresa de forma automatizada com coletores Pocket PC. O inventário de todos os bens patrimoniais existentes constitui-se, no emplaquetamento dos bens com etiquetas de códigos de barras, em locais visíveis e padronizadas independente da localização, natureza e espécie dos bens, cuja identificação tenha sido anteriormente convencionada e classificada por localização e centro de custo. A descrição dos bens se dá de forma completa e detalhada constando dados como n.º de patrimônio, fabricante, incorporações, marca, modelo, n.º de série, tipo, capacidade, dimensão, motorização, equipamentos periféricos, caracterização da parte elétrica, idade aparente, data de fabricação e outras características que se fizerem necessárias.

 

COTEJAMENTO

 

Grupo Unis - CotejamentoTerceira fase dos trabalhos, que envolve uma maior complexidade e metodologia corrente, pois se trata de conferência e conciliação das etapas anteriores, isto é, confronto entre a base contábil e a base física onde se resultou nas sobras contábeis e físicas. Por ocasião do levantamento físico são feitos paralelamente o cotejamento preliminar entre as características dos bens levantados fisicamente, e a relação de bens oriundos do levantamento contábil.

No caso de perfeita conciliação entre o físico e o contábil o bem é dado por definitivamente cotejado, alterando-se, se necessário, apenas alguns dados cadastrais, de modo a permitir melhor identificação de cada bem patrimonial. Invariavelmente, ocorrem casos de inexistência física de bens que são contabilizados, ou vice-versa, sem que a auditoria possa identificá-los perfeitamente com os registros contábeis.

A primeira hipótese poderá ocorrer, por venda de bens sem a devida baixa nas contas do imobilizado, por obsolescência natural, por extravio, roubo, etc. A segunda, por agrupamento contábil, insuficiência de dados no levantamento contábil, ou ainda por apropriação como custos em exercícios anteriores de bens que deveriam pertencer ao grupo das imobilizações.

 

 

SANEAMENTO

Grupo UNIS - Saneamento de Sobras

Após o cotejamento, temos um conjunto de bens que foram totalmente identificados fisicamente e contabilmente, um conjunto que são as sobras físicas (bens localizados fisicamente sem correspondente na contabilidade), outro conjunto que são as sobras contábeis (que é o inverso), e os bens a baixar.

 

O Saneamento consiste na regularização das sobras físicas e contábeis, através de análise preliminar destas pelo contratante, em conjunto com a assessoria do GrupoUNIS que define junto com o cliente os procedimentos e os critérios para o tratamento adequado, caso a caso, os quais foram rigorosamente adotados pela contratada.

 

Solicite um orçamento ou agende uma visita comercial