Auditoria do Ativo Imobilizado

A todo instante a legislação brasileira vem sofrendo alterações e atualizações. Grande parte desse volume expressivo de modificações  é motivado pela crescente evolução técnologica do governo federal. Além da exigência do mercado financeiro e contábil, por meio de seus controles gerencias como, IFRS, Lei 11.638 e novos demonstrativos financeiros que surgem no nosso dia-a-dia. Esse novo cenário está demandando das empresas uma constante atualização e manutenção da sua base de dados do ativo imobilizado. Para este mercado o GrupoUNIS já dispõem de serviços de auditoria da base do ativo fixo. Os trabalhos são executados através de uma técnica moderna e objetiva, visando à racionalização dos conteúdos, e enquadrando-os aos novos preceitos legais, abreviando tempo e recursos na busca de resultados plenamente satisfatórios.

O trabalho técnico desenvolvido utiliza ferramentas e sistemas desenvolvidos especificamente para atender uma rigorosa conformidade com os preceitos legais e visando detectar eventuais divergências contábeis, através da análise dos cálculos de depreciação,  valor recuperavél, novo valor residual e principalmente o confronto com a realidade fiscal e permitindo a adoção de soluções coerentes com a legislação vigente. Veja alguns dos principais benefícios:

 

Grupo UNIS - Consultoria

  • Permite padronizar a identificação do ativo imobilizado, eliminando ressalvas nos balanços, assegura sua empresa contra eventuais fraudes e estabelece melhor controle sobre bens em poder de terceiros

 

  • Agiliza a obtenção e classificação dos dados para a implantação e manutenção de controles físicos e contábeis, facilita a regularização das sobras contábeis de acordo com as normas legais.

 

  • Permite atender às exigências da Receita Federal, que obrigam a individualização dos itens do ativo imobilizado por meios magnéticos, prevenindo contra autuações fiscais.

 

  • Apura a depreciação real por centro de custos, efetuando a comparação entre os investimentos e o retorno de cada setor.

 

  • Com a baixa dos bens inexistentes, é possível reduzir valores das apólices de seguros.

 

  • Com informações precisas e atualizadas subsidia as decisões de compras.

 

MODELO DE AUDITORIA DA BASE DE DADOS

 

O pacote contempla os serviços de regularização da Base de Dados do Ativo Permanente, durante a execução da primeira etapa serão fornecidos relatórios das inconsistências e as correções serão definidas de acordo com a decisão do cliente.

1º Etapa - Auditoria e Saneamento no Imobilizado

1 - Verificar se há itens negativos.
2 - Verificar se há itens com a Depreciação Acumulada > Valor Original
3 - Verificar se há itens de outras moedas sem a moeda principal (moeda 1)
4 - Verificar se há itens com as datas inválidas
5 - Verificar se os valores em Ufir correspondem aos valores em moeda
6 - Verificar se todos os itens estão com atributos de cálculo de depreciação marcados “S”
7 - Verificar se há itens com todos os valores zerados
8 - Verificar se há itens com descrição em “branco”


2º Etapa - Implantação de Melhorias na Gestão do Imobilizado

1 - Padronizar a descrição do cadastro
2 - Aperfeiços descritivos técnicos e controles gerenciais na descrição
3 - Implantar Tabela de Descrição Padrão
4 - Implantar Tabela de Código de Espécie e codificar todos os itens
5 - Implantar Tabela de Fornecedores e correspondentes
6 - Implantar Tabela de Código de Localização e codificar todos os itens conforme padrão de mercado